Chineses apostam na região do Entorno para gerar emprego e renda

08 abril 2025 às 12h11

COMPARTILHAR
O Estado de Goiás e a China podem estar longes geograficamente, mas, ultimamente, ambos têm estabelecido relações muito próximas no que tange às parcerias comerciais. O Entorno do Distrito Federal, especialmente, já começa a fechar bons negócios com investidores do país de Xi Jinping.
Na tarde desta segunda (7), representantes de três empresas chinesas da cidade de Zhongshan estiveram na sede da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) para uma reunião onde apresentaram itens que deverão ser produzidos em unidades fabris de Águas Lindas. Além disso, iniciaram tratativas já de olho em outro município da região: Planaltina de Goiás.
Na ocasião, além da titular da SEDF-GO, Caroline Fleury, estiveram presentes autoridades como o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Cristiomário Medeiros (PP); o prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti (UB); o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal), André Oliveira; o deputado federal Hildo do Candango (Republicanos); o deputado estadual Anderson Teodoro (Avante); e o superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, Plínio Viana, entre outros.
Boas oportunidades no Entorno
Segundo o presidente da AMAB, apesar do encontro ter tido como objetivo principal a continuidade das negociações que já vinham sendo conduzidas entre os chineses e o município de Águas Lindas, a ideia foi também mostrar que outras cidades do Entorno estão igualmente abertas a receber investimentos. “Foi acordado que, nos próximos dias, será marcada uma visita oficial da representação chinesa a Planaltina, com o intuito de iniciar as tratativas específicas com o município e ampliar o diálogo com outras prefeituras interessadas”, revela Cristiomário.

De acordo com ele, os chineses têm percebido boas oportunidades no Entorno devido à localização estratégica e pela disponibilidade dos municípios em oferecer espaços e construir parcerias. “A região apresenta grande potencial de crescimento e uma demanda por desenvolvimento econômico, o que a torna atrativa para novos investimentos”, avalia.
Canal Expresso Brasil-China
Em Águas Lindas, as negociações estão adiantadas, nesse sentido. Já está sendo construído, na cidade, um polo industrial e um Centro de Convenções, onde funcionará o ITEC – Canal Expresso Brasil-China. Também está prevista a visita de autoridades chinesas ao município nos dias 20 e 21 de junho. “Na ocasião, teremos a assinatura de diversos acordos bilaterais e a consolidação do Canal Expresso Brasil-China”, ressaltou André Oliveira, presidente da Codeal.
Ainda, durante a reunião na SEDF-GO, os empresários chineses apresentaram produtos que serão fabricados na cidade do Entorno, como um relógio de monitoramento como opção de substituição à tornozeleira eletrônica. Inicialmente, serão importadas 20 mil unidades, às quais serão disponibilizadas às secretarias de Segurança Pública, Polícias Penais e Polícias Civis.
Também foi anunciada a instalação da Hainan Meitu, fabricante de triciclos – os chamados “tuk tuks” – e produtos eletrônicos. A representante da empresa, Andy Liu, disse que primeiramente será construída a unidade fabril e estabelecidas ações para importação inicial de produtos acabados. “Na sequência, avançaremos para a montagem local dos equipamentos, abrindo caminho para o pleno funcionamento da planta industrial”, esclareceu.
Rede de parcerias

Caroline Fleury, por sua vez, deu as boas-vindas aos investidores chineses e ressaltou: “Hoje, o Entorno tem condições de receber os investimentos que os senhores têm interesse em trazer para o Brasil. Essa região realmente é a melhor para se investir aqui no nosso estado”.
Por fim, Cristiomário Medeiros lembrou que não só os municípios circunvizinhos, como todas as 33 cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) podem vir a ser, posteriormente, beneficiadas por esses acordos internacionais. “A proposta é construir uma rede de parcerias que permita o desenvolvimento regional integrado, buscando viabilizar espaços e condições para que essas empresas chinesas se instalem e colaborem com o crescimento da nossa região. A união dos prefeitos e o engajamento das cidades será essencial nesse processo”, concluiu.
Leia também:
Promovendo o desenvolvimento econômico e industrial do Entorno
E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!