A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma iniciativa que se destaca no cenário educacional brasileiro, com a participação de estudantes de 6 a 19 anos, dos ensinos fundamental, médio e técnico. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por um professor ou mentor até o dia 10 de maio.

A OBR tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Na edição de 2023, mais de 200 mil estudantes participaram da Olimpíada, com destaque para o Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás Integral (CEPMGI) Doutor Tharsis Campos, que venceu em duas categorias na etapa estadual. Entre as 22 equipes premiadas, duas eram da unidade escolar.

Raquel Lins: “Ao participar da OBR, os estudantes da rede pública do DF e Entorno contribuem para a formação de uma geração mais capacitada”. Foto: Agência Brasília

Na opinião da gerente de Programas e Projetos Transversais (Gproj/Dispre/Subeb), Raquel Vila Nova Lins, a robótica não é apenas uma disciplina técnica, mas também um meio eficaz de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. “A Olimpíada Brasileira de Robótica promove o interesse dos estudantes nas áreas STEM, estimulando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e raciocínio lógico. Ao participar da OBR, os estudantes da rede pública do DF e Entorno se preparam para os desafios do cotidiano e contribuem para a formação de uma geração mais capacitada e apta a enfrentar as transformações tecnológicas”, ressalta.

Desenvolvimento tecnológico

Segundo a coordenadora Regional de Educação de Formosa, Eliete França, cuja regional abrange os municípios de Formosa, Flores de Goiás, Vila Boa e Cabeceiras de Goiás, a inclusão da robótica no currículo escolar contribui para a formação de mão de obra qualificada e preparada para enfrentar as demandas do mercado de trabalho, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). “Hoje nós temos em Goiás várias escolas campeãs nessa competição. Em Formosa, são mais de três escolas que já trabalham com Inteligência Artificial. Praticamente todas as nossas unidades escolares da CRE de Formosa têm uma disciplina que inclui robótica. São escolas nos assentamentos, nos distritos e nos municípios. Isso para nós é determinante para o desenvolvimento tecnológico dos alunos”, explana a coordenadora.

Eliete França: “Hoje nós temos em Goiás várias escolas campeãs nessa competição”. Foto: Divulgação

Ela salienta ainda que as unidades escolares possuem salas equipadas com toda estrutura para trabalhar robótica. “Para nós, hoje, já é um fato consumado. Como profissionais da educação, estamos desenvolvendo esse trabalho com a tecnologia, que nossos alunos tanto adoram e fazem o melhor. Nós crescemos muito no estado de Goiás com relação à robótica, com a estrutura pedagógica e física nas escolas. E nos alegra muito ver a receptividade dos nossos alunos em aprender coisas novas. Por isso, estamos sempre nos qualificando, para fazer diferença na vida dos estudantes. Todos os nossos alunos têm um projeto de vida, pois nós temos uma disciplina que cultiva sonhos e nós incentivamos nossos alunos a sonhar e realizar”, conclui a coordenadora.

Criatividade e superação

A estudante Juliany Nogueira de Carvalho, de 17 anos, que já garantiu sua inscrição, disse que está muito animada com a participação. “Será uma experiência enriquecedora, que vai além do aprendizado técnico. Os professores estimulam em nós a criatividade, ao enfrentar desafios e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos, o que nos prepara para enfrentar os desafios do mundo real”, afirma Juliany, que cursa o 3° ano técnico em Informática, no Colégio Estadual Doutor José Balduíno de Souza Décio, em Formosa.

Os alunos: Tomás Gabriel, Gabriel da Silva, Welyton Dourado, Beatriz dos Santos, Isabelle Pereira
Laura da Silva e Kayo Rodrigo com a profesora Erenice da Silva

Os estudantes são incentivados a experimentar e encontrar soluções, desenvolvendo, assim, a resiliência e a criatividade. A presença da professora Erenice da Silva como facilitadora desse processo é fundamental. Com o apoio da docente, os alunos do CEPI Hugo Lôbo, em Formosa, vêm alcançando objetivos na área da robótica. “Acho de extrema importância trabalhar robótica nas escolas de Ensino Médio. É um passo fundamental rumo à preparação dos estudantes para os desafios do século XXI. Esse projeto é um meio eficaz de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais e nós os preparamos para serem cidadãos ativos e inovadores”, afirma a professora, que leciona Física e Robótica Educacional.

Inscrições e informações

A OBR tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Nesta edição, além do novo site, a Olimpíada conta com uma nova categoria prática: a Robótica Artística. Além disso, a equipe vencedora em 2024 conquistará uma vaga para o mundial de robótica RoboCup em 2025.

Para mais informações, acesse: https://www.obr.robocup.org.br/