A corrida pelas prefeituras e câmaras municipais de cidades do Entorno promete muitos embates, a inevitável troca de farpas entre candidatos, disposição física para o famoso “corpo a corpo” nas ruas, traquejo para ser o melhor “influencer” nas redes sociais e, é claro: muita estratégia. Afinal, nos tabuleiros do xadrez eleitoral, todos querem ser o rei, mas é o eleitor quem decide quem leva o xeque-mate. E é nesse clima que, a partir de hoje (16), está liberada, oficialmente, a propaganda eleitoral, inclusive na internet, assim como os famosos e inflamados comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começam também os debates eleitorais em rádio, televisão e internet, assim como a divulgação na imprensa escrita e reproduções na internet e jornal impresso de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato. Os santinhos e “melecas” (adesivos) já podem ser distribuídos, juntamente com outros materiais gráficos, reuniões com lideranças, caminhadas, carreatas e adesivações.

Expectativas nos municípios do Entorno

Na opinião do candidato à reeleição em Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), a expectativa é positiva. “Estamos bastante otimistas em relação ao início da campanha e com várias ações na cidade. Também esperamos que seja uma campanha de resultado positivo, até porque vamos visitar o eleitor de casa em casa, nos bairros, e mostrar o que fizemos durante a nossa gestão. Vamos ter a oportunidade de mostrar para o eleitor todas as benfeitorias e as melhorias feitas no município de Novo Gama e, em contrapartida, apresentar também o que está em andamento e os projetos para os próximos quatro anos”, divulga.

Carlinhos do Mangão: “Temos eleitores mais conscientes e politizados, que não se deixam iludir”

Para ele, é essencial o respeito à legislação. “Levaremos nossas propostas, jogando contra as fake news, que é o que gente mais vê nesse período. Então, a campanha correta é conduzida respeitando as leis sem atacar o adversário e pensando em levar a mensagem correta para o eleitor. Os eleitores não estão mais interessados naquelas baixarias que existiam antigamente; esses debates calorosos, essas ameaças com xingamentos, calúnias e fake news. Temos eleitores mais conscientes e politizados, que não se deixam iludir”, conclui Mangão.

Por uma campanha realista e propositiva

Para o candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius (MDB), a ideia primordial é de uma campanha mais propositiva com menos ataques. “Estou na expectativa de que o eleitor possa avaliar as propostas de modo com que a gente tenha uma eleição voltada realmente para o que a cidade precisa. E na torcida para que, no dia 6 de outubro, a gente possa apresentar, de forma muito coerente, o nosso plano de governo, que está imbuído nessa missão de dar continuidade ao trabalho do prefeito Pábio, com a orientação do nosso governador Ronaldo Caiado, de uma forma progressista, republicana e, principalmente, voltada a atender aos anseios da nossa comunidade”, afirma Marcus.

Marcus Vinícius: “Não adianta uma campanha só com promessas sem condições de serem materializadas”

Para ele, uma campanha correta é aquela em que os candidatos escutam as demandas da comunidade e apresentam projetos sólidos capazes de serem concretizados. “Não adianta uma campanha só com promessas sem condições de serem materializadas. Nossa visão é que uma campanha correta é aquela que consegue transformar o anseio da comunidade em propostas que resolvam os problemas que a cidade enfrenta”, finaliza.

Jessica do Premium: “Infelizmente, já sofri com a violência política de gênero e sei o quanto isso atrapalha os candidatos”

Por fim, Jessica do Premium (UB), que concorre em Santo Antônio do Descoberto, diz que espera, além de uma campanha limpa e justa, que haja, sobretudo, respeito entre os candidatos. “Infelizmente, já sofri com a violência política de gênero e sei o quanto isso atrapalha os candidatos. Enquanto candidata, estou à disposição para apresentar meus projetos e eu acredito que a bandeira dos aspirantes a prefeito e vereador deva ser essa, a de falarem de si e de apresentarem seus projetos de modo respeitoso”. (Colaborou Luciana Amaral)

Leia também:

Cumprir promessas de campanha é compromisso!