A capital federal vai ser invadida por uma mistura inusitada entre arranjos orquestrais arrebatadores e a força e a rebeldia do rock ‘n’ roll. Essa simbiose musical, que para muitos pode parecer estranha ou improvável, promete surpreender o público presente na área externa do Museu da República.

É lá que as distorções das guitarras dividem o palco com instrumentos comumente utilizados na execução de peças eruditas. Na opinião do maestro Thiago Francis, regente da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB), é possível romper barreiras e promover a universalidade da música, expandindo horizontes culturais. E é essa orquestra que logo mais às 20h, juntamente com a banda 4 Estações, fará uma grande homenagem à Legião Urbana, pelo projeto Rock Sinfônico.

Banda All Stars (Foto: Divulgação)

De Cazuza ao rock brasiliense

O público poderá curtir gratuitamente, de hoje (14) até domingo (16) uma ampla programação, que homenageia vários ícones do rock nacional. No sábado, os shows começam mais cedo, às 17h, com o DJ Maraskin se alternando no palco com as bandas Distintos Filhos, All Stars e Magoo, para tributos a Cazuza, Cássia Eller, Rita Lee e apresentação de hits do rock nacional.

Para fechar a programação, no domingo a OFB volta ao Museu da República com o grupo All Stars, para executar canções que marcaram época no rock de Brasília.

Banda Magoo (Foto: Matheus Alves/Reprodução/Instagram)

Versatilidade musical

 Para Thiago Francis, o Rock Sinfônico é afinado com a proposta da OFB, que tem como princípio ser versátil e transitar por uma diversidade de gêneros. Assim, cumpre seu papel na divulgação da música clássica, mas procura também agregar e atrair outros públicos.

Ele lembra, ainda, que o rock é uma evolução da música erudita e instrumental. “Desde os anos 1980, bandas como Led Zeppelin, Queen e Scorpions já incorporavam elementos clássicos em suas composições, e hoje seguimos explorando essas inúmeras possibilidades sonoras”, afirma o regente. “As músicas que apresentamos carregam um valor afetivo para cada pessoa que assiste ao concerto, tornando a experiência única”, conclui.

Programação*

14/02 (Sexta)

18h30: Abertura

20h: Quatro Estações & Orquestra Filarmônica – Tributo a Legião Urbana

0h: Encerramento

15/02 (Sábado)

17h: Abertura com DJ Maraskin

18h: Distintos Filhos – Especial Cássia Eller

19h: DJ Maraskin

19h30: Celebrando Rita Lee

20h30: DJ Maraskin

21h: All Stars – Especial Cazuza

22h: DJ Maraskin

22h: Banda Magoo

0h: DJ Maraskin

1h: Encerramento

16/02 (Domingo)

16h30: Abertura

18h: Banda All Stars + Orquestra Filarmônica de Brasília em um tributo ao

rock de Brasília

22h: Encerramento

*Evento gratuito, mediante retirada de ingressos pelo Sympla.

Leia também:

Festival “Vibrar 2024” reúne grandes shows, arte e gastronomia no Parque da Cidade