Transmitido pela plataforma Zoom, o webinar Campanha Liga Cidade Limpa – Separação de Resíduos deverá reunir, on-line, prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente e de Educação, devendo orientar os gestores sobre como implementar a iniciativa nas cidades de Goiás, incluindo o Entorno.

A campanha integra o projeto Todos pelo PERS (Plano Estadual de Resíduos Sólidos), promovido pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) desde 2021 com o objetivo de cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/10).

Esta questão, aliás, representa um desafio para os municípios goianos. E não é diferente para o Entorno. Recentemente, Padre Bernardo foi alvo de decisão judicial a pedido do MPGO, determinando a suspensão da destinação de resíduos sólidos para aterros sem licença ambiental.

Vale ressaltar que o fim dos lixões deveria ter ocorrido até 2014, mas houve prorrogações sucessivas, por falta de adaptação às regras previstas no PNRS. Agora, o próximo prazo é 2030.

Foto: MPGO

Aposta na educação

 A estratégia do MPGO, desta vez, é apostar na educação. No webinar desta quinta, o promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, um dos coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), e a assessora de Marcas e Projetos da Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplan) do MPGO, Ana Paula Veroneze Bueno, uma das criadoras do gibi da campanha Liga Cidade Limpa, vão exibir os detalhes dessa iniciativa aos municípios.

Gibi da campanha (Foto: MPGO)

O referido gibi será o principal material a ser utilizado pelos professores junto a alunos das redes municipais de ensino e traz, em seu roteiro, as Aventuras da Turma do Super R, com oito histórias em quadrinhos protagonizadas pelo herói Super R (cesto de resíduos recicláveis) e seus amigos Natureba (cesto de resíduos orgânicos) e Jeitoso (cesto destinado aos rejeitos).

A publicação mostra, de forma lúdica, sobre como separar corretamente os resíduos sólidos em casa e na escola, além de abordar assuntos como aterros sanitários, coleta seletiva e descarte de óleo de cozinha, pilhas e baterias.

As inscrições para o webinar podem ser feitas pelo sistema da Escola Superior do MP (Esump).

Leia também:

Municípios da Ride devem se adaptar à Política Nacional de Resíduos Sólidos

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!