O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) é alvo de apuração após a troca de corpos de dois bebês que não resistiram a partos prematuros. O caso foi descoberto durante uma inspeção de rotina realizada por enfermeiras da própria unidade, que notificaram a direção.

Segundo informações iniciais, uma das mães, que deu à luz no dia 21 de março, teria recebido o corpo de outro bebê para realizar o sepultamento. Um dos recém-nascidos chegou a ser enterrado em Águas Lindas de Goiás antes da identificação da troca.

Em nota oficial, o hospital confirmou que o erro foi percebido após a liberação dos corpos e afirmou ter tomado providências imediatas. “A direção identificou o equívoco e cuidou imediatamente de comunicar às famílias e às autoridades para processar a correta identificação e reparação da lamentável troca”, informou. Segundo esclareceu, ainda, o HEAL, as famílias receberam orientação legal para conduzir os trâmites necessários, além de acolhimento psicossocial.

Um procedimento administrativo foi instaurado com o objetivo de revisar os protocolos e corrigir falhas nos processos internos, visando o aprimoramento na condução dos serviços e no atendimento.

Confira a nota na íntegra

“O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) esclarece o seguinte:

– Na última semana do mês de março, a unidade acolheu duas mulheres grávidas em trabalho de parto cujos fetos não resistiram;

– Após liberação dos corpos para sepultamento, a direção identificou o equívoco e cuidou imediatamente de comunicar às famílias e às autoridades para processar a correta identificação e reparação da lamentável troca;

– As famílias receberam orientação legal para procedimento e acolhimento psicossocial para superação da dor da perda dos bebês e do incidente;

– A direção instaurou procedimento administrativo para correção de protocolos e revisão dos processos para casos semelhantes, visando o aprimoramento contínuo que garanta a excelência no atendimento, bem como reitera seu compromisso de prestar um serviço de saúde com humanização e respeito.”

Leia também:

Governo estadual acusa a União de negligenciar repasses para o Hospital de Águas Lindas

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!